Conheça mais detalhes sobre nossa história

 

Estamos bem próximo de celebrar 104 anos de instalação do município de Porto Velho. Mas o que ocorre é que muitas vezes, a maioria da população ainda fica na dúvida quanto à data da criação e de instalação. Foi pensando nisso, que separamos alguns detalhes referentes a esses momentos da nossa história. Vamos lá…

A diferença entre as duas datas é só uma mera formalidade. A criação é apenas um ato documental. Já a instalação acontece quando há a nomeação de administradores da localidade. A criação do município ocorreu em 2 de outubro de 1914, através da Lei 757, assinada na época pelo governador do estado do Amazonas, Jonatas Pedrosa. Nesse período, Porto Velho era uma localidade conhecida como Termo Judiciário anexo à comarca de Humaitá (AM).

E a instalação…

Aconteceu no dia 24 de janeiro de 1915, quando houve a nomeação oficial do superintendente da cidade e dos membros do Conselho Municipal. Nos dias de hoje, este Conselho seria semelhante ao prefeito e Câmara de Vereadores, respectivamente.  Agora ficou claro, né? Então, vamos celebrar! Afinal, os 104 anos de instalação está chegando!

Fonte: G1 Rondônia.

Artigos Relacionados: