Fique atento aos cuidados nessa época de chuva!

As chuvas não têm dado trégua em nossa cidade! E entre todos os transtornos que sabemos que esse período trás, ainda existe o risco de contaminação pelo contato com a água suja. Normalmente essas águas têm a presença de vários vírus, bactérias e verminoses que causam doenças gravíssimas. Temos realizado um trabalho de prevenção e orientado a população, em especial as crianças para que não entre em contato com essa água.

Mas você sabe quais as principais doenças infecciosas que podem ser transmitidas? Leptospirose, diarreia e hepatite são as principais ocorrências nesse período.

Leptospirose

A leptospirose é uma doença bacteriana infecciosa causada pela bactéria Leptospira, que está presente na urina de ratos. A doença afeta humanos e animais e pode ser transmitida pela água da enchente que carrega a bactéria. A doença, que afeta o fígado e rins, também pode causar meningite e problemas respiratórios.

2. Hepatite A

A infecção do fígado é contagiosa e ocorre através da ingestão de água e alimentos contaminados com matéria fecal. Por causa das enchentes, o risco da água misturada com esgoto aumenta.

3. Diarreia

A infecção intestinal dura até 14 dias e é causada por bactérias, vírus e protozoários. É causada pela ingestão de água e alimentos contaminados com fezes de humanos ou animais.

Nessas situações de emergência, caso apresente qualquer sintoma, aconselhamos a população a procurar nossas unidades de saúde.

Artigos Relacionados: