Você sabia que cada tipo de lixo tem um processo diferente de reciclagem? Por isso o papel da coleta seletiva é tão importante para fazer um bom reaproveitamento deste material. Fora que o ecossistema agradece, não é mesmo?!
Nosso município realiza este tipo de coleta em mais de 20 bairros (saiba quais são os bairros neste link http://pvh.mx/Ca6) e há planos para expandirmos ainda mais esses serviços. Porém, nada fazemos sozinhos. O papel da população na separação de lixo é fundamental para desenvolvermos uma cidade mais limpa e organizada.
O que muitos não sabem, é como deve ser feito o descarte correto deste material. Mas não se preocupe! Vamos explicar passo a passo como deve ser feito essa tarefa. Uma dica muito importante é lavar bem e secar o material que irá para o lixo. No caso de embalagens mais duras e latas, é interessante está sem resíduos ou resto de produto. Diminuir o tamanho das garrafas pets e latinhas é essencial! Economiza mais espaço e facilita o trabalho dos catadores! Para a separação dos materiais, basta ter dois recipientes em casa para descartar o lixo. Pode ser dois sacos plásticos. Um de cor azul para lixo seco e o outro da cor preta para lixo úmido.
Mas afinal, você sabe o que é lixo úmido e lixo seco?
Podemos chamar de lixo úmido o resto de comida, papéis engordurados, papel higiênico e fraldas descartáveis. Já como lixos secos são considerados os papelões, latas, vidros, plásticos, e embalagens de leite e suco.
Feita essa separação, nosso serviço de coleta entra em ação! O material será coletado e o lixo úmido será destinado ao aterro. Já o lixo seco, será destinado à cooperativa de catadores da Vila Princesa.
E aí? Aprendeu? Então chegou a hora de arregaçar as mangas e nos ajudar nesta tarefa. Com esta simples ação, você pode nos ajudar a cuidar do meio ambiente e também da nossa capital.