Novembro azul: abrace essa causa!

O assunto de hoje é bem importante, câncer de próstata. Estamos no novembro azul, uma campanha necessária que vem para quebrar preconceitos e mostrar que compartilhar informações é uma medida necessária.

Após os 40 anos, é importante realizar os exames de detecção precoce da doença anualmente e sempre que seu médico recomendar, pois, se descoberto no início, o câncer de próstata tem até 90% de chances de cura.

O diagnóstico só é possível por meio de dois exames: o antígeno prostático específico (PSA), que permite rastrear e definir a sequência ideal de tratamento nos pacientes com neoplasia de próstata avançada, e o exame de toque.

O exame físico (de toque) é realizado pelo médico e dura apenas 10 segundos! Ele analisa a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula. Esse exame ainda gera muita polêmica e, talvez por isso, a conscientização sobre a gravidade da doença seja tão necessária.

 

Sintomas
O câncer de próstata evolui lentamente, sendo assim, os sintomas são percebidos quando a doença já está em estágio avançado. Dificuldade de urinar, jato urinário fraco e sensação de bexiga cheia mesmo após urinar são sinais e sintomas sugestivos de alterações da próstata.

 

Fatores de risco:

 

  • Idade
    Quanto mais velha é a pessoa, maior a chance de desenvolver a doença.
  • Cor da pele
    Homens negros correm mais risco e tendem a desenvolver tumores mais agressivos.
  • Histórico Familiar
    Ter um parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata mais do que duplica o risco de um homem de desenvolver a doença.
  • Obesidade
    Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado.

 

Realize o exame nas Unidades Básicas de Saúde mais próxima da sua casa. Devido à campanha, várias UBS estão com ações de conscientização sobre a prevenção ao câncer.

Os homens passam pelo atendimento clínico e são encaminhados, quando necessário, para o atendimento especializado. O exame de sangue PSA, ultrassom de próstata e exame de toque retal, que identificam o câncer de próstata também são realizados na rede pública.