Sífilis: Teste, trate e cure.

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível. A principal forma de contágio é através de relações sexuais desprotegidas. Ela apresenta diferentes sintomas e estágios.

Sinais e sintomas

Variam de acordo com as etapas da doença.

Primária

Na primeira fase, ela pode apresentar feridas, geralmente únicas, em locais como pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele.

Devemos ficar atento, pois essas feridas são ricas em bactérias, e consequentemente, muito mais fáceis de serem transmitidas.

Secundária

Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial.

Entre eles, estão: manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, febre, mal-estar, dor de cabeça e caroços pelo corpo.

Latente

Neste período não aparecem sinais ou sintomas. Ela é dividida em latente recente (menos de dois anos de infecção) e latente tardia (mais de dois anos de infecção).

Terciária

Pode surgir de dois a 40 anos depois do início da infecção. Apresentam sinais e sintomas, principalmente lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas. Essa fase pode levar à morte.

Como funciona o tratamento?

A doença tem cura e o tratamento é feito com antibióticos, que pode ser aplicada nas Unidades Básicas de Saúde mais próxima de sua residência.

Esta é, até o momento, a principal e mais eficaz forma de combater a bactéria causadora da sífilis.

Como prevenir?

O uso correto e regular da camisinha é a forma mais importante de prevenção.

Estão disponíveis nas redes municipais os testes rápidos para as Doenças Sexualmente Transmissíveis! Qualquer pessoa pode comparecer as Unidades Básicas de Saúde urbanas e rurais para realizar os exames totalmente gratuitos! Serão realizados os testes de sífilis, HIV, Hepatite B e C.